Os tributos estaduais são muito importantes, sendo utilizados para as manutenções e melhoria do Governo Estadual, tanto na parte administrativa como nos serviços públicos e infraestrutura do estado em questão.

Atualmente os impostos estaduais são responsáveis pelas principais arrecadações do país. Sendo divididos em 3 categorias:

  • ICMS: imposto sobre circulação de mercadorias e serviços;
  • IPVA: imposto sobre a propriedade de motores automotores;
  • ITCMD: imposto de transmissão de causas mortis e doação de quaisquer bens ou direitos.

ICMS
O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) abrange todas as mercadorias e serviços existentes no âmbito estadual. Ele está incluso diretamente nos valores desses produtos e serviços.

Todos aqueles que realizam operações com circulação de mercado ou serviços devem contribuir com o ICMS, sendo os seguintes casos:

  • Pessoa física ou jurídica que recebeu um serviço prestado seja ele intraestadual, interestadual ou no exterior;
  • Pessoa física ou jurídica que adquire mercadoria intraestadual, interestadual ou no exterior;
  • Pessoa física ou jurídica que importe mercadorias do exterior;
  • Entidade física ou jurídica que adquire mercadorias ou bens apreendimentos/abandonados.

IPVA

Talvez o tributo mais conhecido destes 3, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é cobrado anualmente. Criado em 1986 ele veio com o intuito de substituir a antiga Taxa Rodoviária Única.

O tributo é cobrado conforme o cálculo realizado sobre o valor do veículo.

ITCMD

Imposto de Transmissão de Causas Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos é considerado um tributo silencioso, muitas pessoas desconhecem sua existência e são pegas de surpresa. Isso deve-se pelo fato deste imposto incidir somente em casos de heranças ou doações.

Sendo uma doação ou herança em dinheiro ou até mesmo de outros bens, o tributo precisa ser calculado e recolhido nas alíquotas previstas em seu estado.

Mantenha os impostos estaduais em dia

Deixar de pagar um tributo da sua empresa pode comprometer a imagem da mesma, fazendo com que você enfrente problemas diretos com o Fisco, perdendo credibilidade e espaço no mercado.

É imprescindível realizar uma boa gestão de todos os seus impostos, garantindo que todos os valores sejam devidamente pagos para contribuir com a boa saúde financeira de seu negócio.

Em nosso escritório atuamos de maneira estratégica para que sua empresa esteja com todos os tributos em ordem, somos especialistas quando o assunto é ICMS e impostos estaduais.